Amazonas - A Ultima Fronteira

Celebrando 100 Anos da Igreja do Nazareno

terça-feira, 20 de maio de 2008

Primeiras Considerações...

Antes de mais nada, permitam que eu me apresente.
Me chamo Filipe Caldas Lopes, tenho 21 anos de idade e moro em Campinas-SP.
Vou hoje lhes apresentar uma história.. a minha história.. e que a partir de hoje passa a tomar um novo rumo que poderá ser acompanhado através desse Blog que dei o nome de "DIÁRIO DE UM MISSIONÁRIO".
Você pode estar se perguntando porque esse título e já vou lhe explicar.
Bem, vamos começar então..
Nasci em 25 de julho de 1986 na cidade de Manaus no Amazonas.. e como toda criança que nasce.. soltei aquele belo berro e chorei muito.. mas esse choro viria a se perpertuar além do meu nascimento.. Meus pais tiveram a notícia.. eu tinha nascido com uma deficiência física conhecida como Artrogripose.. é uma deficiência muscular que me impede ter flexibilidade nas articulações..
Nasci já num berço cristão.. meus pais haviam se convertido há um 1 ou 2 anos antes de eu nascer se não estou enganado.. então sabia-se que Deus estava no controle..
Saímos de Manaus e fomos para Campinas para eu fazer tratamentos médicos.. isso eu estava com 3 anos.. em março de 1990.

Quando estava com 14 para 15 anos.. participei do meu primeiro acampamento de Adolescentes da igreja do Nazareno Central de Campinas.. e naquele acampamento, Deus, através da vida do Pr. Geraldo e da Ana Maria.. me chamou para ser missionário no Amazonas.. Eu era pequeno.. não dei tanta importância pra isso.. mas Deus já estava me avisando..

E o tempo foi passando.. fui crescendo.. fui conhecendo a Deus cada vez mais.. até chegar ao ponto de achar que sabia demais.. muita coisa.. e isso me fez ficar acomodado diante de tanta atividade da igreja e etc.. (Ahh.. não falei. meu pai se tornou pastor nesse meio tempo.. )
Com toda a acomodação.. fui deixando de buscar a Deus com intensidade.. e entrando cada vez mais no Capitalismo e me ocupando por trabalho e estudos..
Me deixei levar pelas influências do mundo.. dos amigos.. e estava praticamente me esquecendo de Deus.


Até que cheguei, por exato 1 mês, estar completamente ausente da presença de Deus.. e tenho que reconhecer que foi a pior coisa que eu já havia feito na vida.. estar sem Deus é mais ou menos como estar em pé no meio de um shopping porém sem ninguem te ver.. e você ser apenas mais um no meio da multidão..

Mas não nasci para viver assim..
No dia 11 de Maio de 2008, um grupo de alunos do Centro de Formação Missionária (CFM) da Igreja do Nazareno liderados pelo Presidente Nacional de Missões, Pr. Larry, estiveram na igreja que frequento, no Jd. Aurélia. e durante a pregação da palavra pelo Pr. Larry Deus me trouxe a lembrança o meu chamado.. e me motivou a ir numa viagem missionária para fazer um impacto evangelístico na cidade de Passos-MG..

No dia 17 de Maio, às 6hs da manhã, saímos em direção a Passos. Eramos uma equipe de mais ou menos 25 pessoas.. Confesso que não estava lá muito empolgado mesmo sabendo que era vontade de Deus eu estar alí.

Bem, iniciamos as atividades por volta das 15hs com evangelismo porta-a-porta.. em duplas fomos falando de Jesus.. o Juninho (um irmão da minha igreja) me acompanhou.. e era a primeira vez que ele fazia isso.. então eu já tinha uma responsabilidade de ensinar..

Abordei umas 4 pessoas.. falei de Jesus.. e nada de conversão.. comecei a ficar preocupado.. se as minhas falhas não estariam atrapalhando as pessoas de ter um encontrou real com Cristo, uma vez que eu não estava sendo o melhor exemplo.. de repente o Juninho parou um casal de jovens.. ele mesmo falou de Jesus e os dois se converteram.. Por um lado fiquei feliz por outro comecei a ficar mais agoniado.. (Como eu "experiente" tinha falado pra 4 pessoas e nada e o Juninho numa tacada só 2 pessoas aceitaram a Jesus.. ) mas eu sabia que Deus estava tratando comigo..
Fomos para uma praça onde estava sendo apresentado um teatro.. várias crianças e adultos estavam no local.. chamei o Pr. Larry e falei que tinha muita criança e que deviamos fazer algo pra elas.. Pr. Larry perguntou se eu gostaria de falar algo.. eu disse meio que na duvida.. que falaria sim. Fechei meus olhos orei a Deus e fui.. Falei o Plano de Salvação através das Mãos (1- Deus me ama; 2- Eu pequei; 3- Cristo morreu por mim; 4- Eu recebo; 5- Estou salvo) depois disso.. 5 crianças e uns 4 adultos aceitaram a Jesus como Salvador e Senhor da vida deles. Deus começou a operar naquelas vidas através da minha vida.. a noite tivemos um culto abençoado onde mais 4 pessoas (sendo 2 crianças) aceitaram a Jesus..
No dia seguinte, 18 de Maio, fomos a praça Poços de Caldas.. tocamos uns louvores.. foi apresentado teatro por um grupo da Igreja do Nazareno Ebenezer.. muito lindo por sinal.. e o Pr. Larry me chamou para falar.. Repeti o que eu havia falado no dia anterior.. e ao final de todo o trabalho realizado aquele dia.. 26 crianças aceitaram a Jesus.. ISSO MESMO.. 26 CRIANÇAS. e mais uns 5 adultos que eu tive conhecimento..

Deus estava me preparando para algo maior.. para ouvir algo que mudaria minha vida..

No culto do Domingo a noite.. Pr. Larry pregou e mais uma vez.. Deus me puxou a orelha e disse que eu devia tomar uma posição referente ao meu chamado.
Saimos de Passos para voltar a Campinas mais ou menos 20h30min se não me engano, nesse ponto o horário não importa muito.
No retorno vim conversando com a Thais.. uma missionária de Aracruz-ES que Deus trouxe a Campinas para estudar e se preparar para ir pregar o evangelho em Petrolina no nordeste brasileiro. E em quase toda a viagem ela dizia: Você precisa criar vergonha na cara e tomar posição..Em determinado momento.. eu disse que falaria com meu pastor (que também é meu pai) e o que ele respondesse eu entenderia como a voz de Deus. Mas questionei quanto a demora.. e se demorar para acontecer.. e ela responde: TUDO NO TEMPO DE DEUS.. e que eu devia OBEDECER E CONFIAR..

Foi impressionante.. em aproximadamente 1 hora depois disso o missionário em Arco Verde, Joseildo, veio até nós e me disse: MEU FILHO, COMECE A OUVIR A VOZ DE DEUS LHE CHAMANDO PARA MISSÕES.. A SUA DEFICIÊNCIA CHOCA AS PESSOAS E FAZ COM QUE REFLITAM ACERCA DE DEUS..

Na hora comecei a chorar por dentro.. reconhecendo a resposta de Deus.. que veio de forma tão rapida..

Essa é apenas a introdução da minha nova vida..
É apenas um primeiro pontapé na minha história de amor pelos perdidos..

Esteja orando por mim..

QUE O DEUS DE PAZ VOS SANTIFIQUE EM TUDO!!!

Abraços a todos..

Filipe Lopes

8 comentários:

David Junior disse...

Meu querido amigo Filipe!
Parabéns pela iniciativa de compartilhar sua vida pela net. Certamente fará com que outros a usem para edificação, assim como você.
Que dizer de você?
Um homem de Deus!
Quando seu irmão Arnon e eu andávamos juntos, o ouvia falar de você com a boca cheia. Tive o privilégio de estudar com seus pais no seminário, eles incluíam seu nome quase sempre que a palavra "benção" era mencionada. E por muitas vezes, senti o carinho no olhar e comentários do seu irmão Artur a seu respeito!
Você é uma benção!! Cantando, tocando ou escrevendo. Vá em frente...
grande abraço do seu amigo,

Pr. David de Mello Junior

Anônimo disse...

Felipinho,
Estou muito feliz com essa sua decisão, pode contar com as minhas orações!
Deus te abençoe muito nessa nova empreitada!
Lembre-se que a tua deficiência nunca te impediu de fazer as coisas!
Um abração,

Pedro Bueno (Amigo desde o maternal)

Thais Ricarto disse...

Filipe,
Fico mtttt feliz mesmo que vc esteja tomando posição no plano que DEUS tem para sua vida.
Confesso q me emocionei qnd li(denovo ne, afinal ouvir vc no caminho me contando o seu testemunho).Ate fiquei chocada: pq nao tinha percebido q falei a viagem inteira p vc tomar vergonha na cara (pq na verdade mesmo eu sou mt timida e eu t conhecei este fds,como q ja fui falando assim ???rsss.)
Que DEUS t abençoe grandemente, concerteza estarei orando por vc... Tenho certeza q o DEUS vai fazer atraves de vc sera mt grande...
quero t ver la em Manaus...
DEUS te ABENÇOE

Aline Bottcher disse...

FELIPE!
PARABÉNS PELA INICIATIVA. UM BLOG É UMA FORMA DELICIOSA DE NOS COMUNICARMOS E DESABAFARMOS, TUDO AO MESMO TEMPO.
VOCÊ É BENÇÃO E LUZ NUM MUNDO TÃO MALDITO E ESCURO...
É TEMPO DE SALVAÇÃO!
BJOS DA AMIGA ALINE BOTTCHER

Unknown disse...

Que lindo Filipe!!
Ainda bem que eu sou testemunha ocular de tudo isso... Agradeço a Deus por isso, pra que eu o ame ainda mais agora, do que amava qdo saí de Campinas para ir pra Passos com você... A Thais me disse que eu nunca mais seria a mesma depois desta viagem, e ela tem razão... eu só estou pedindo à Deus pra que não tire de mim este sentimento maravilhoso que estou sentindo depois de ter participado desta missão... ser usado por Deus é maravilhoso, não tem nada que se compare... vou orar por você, e sei que Deus vai usá-lo ainda mais... bjuusss

Edson Simmel Junior disse...

Glória a Deus cara!!

Deus faz as coisas sem agente se da conta ..realmente fiquei feliz com essa experiência que teve.

Conte comigo no que eu puder fazer.

Um abraçooo

Unknown disse...

Olá Flipe, como vai?
Gostei do teu testemunho.
Coloque-se à disposição do Senhor e deixe que Ele direcione seu caminhar.
Manuel Lima
manaus

Anônimo disse...

Nossa!!!!
Jesus!!!!!!!!!!!!!
Lindo seu testemunho Fi, fiquei emocionada... Que Deus complete a obra que Ele colocou em sus manos... Te amamos muito!!!

Serginho e Joseane Lima