Amazonas - A Ultima Fronteira

Celebrando 100 Anos da Igreja do Nazareno

terça-feira, 20 de maio de 2008

Chamada ao Arrependimento

Estou a refletir em Isaias 1.. Tomei a liberdade de transcrever abaixo os versículos para que você que não possui uma Bíblia possa acompanhar comigo, se você já conhece o texto de Isaías e desejar ir somente para as minhas conclusões fique a vontade, mas recomendo que releia os versículos.

A PALAVRA DO SENHOR DIZ ASSIM:

Isaías 1:1 - Visão de Isaías, filho de Amoz, que ele teve a respeito de Judá e Jerusalém, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá.

Isaías 1:2 - Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o SENHOR é quem fala: Criei filhos e os engrandeci, mas eles estão revoltados contra mim.

Isaías 1:3 - O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.

Isaías 1:4 - Ai desta nação pecaminosa, povo carregado de iniqüidade, raça de malignos, filhos corruptores; abandonaram o SENHOR, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás.

Isaías 1:5 - Por que haveis de ainda ser feridos, visto que continuais em rebeldia? Toda a cabeça está doente, e todo o coração, enfermo.

Isaías 1:6 - Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, contusões e chagas inflamadas, umas e outras não espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo.

Isaías 1:7 - A vossa terra está assolada, as vossas cidades, consumidas pelo fogo; a vossa lavoura os estranhos devoram em vossa presença; e a terra se acha devastada como numa subversão de estranhos.

Isaías 1:8 - A filha de Sião é deixada como choça na vinha, como palhoça no pepinal, como cidade sitiada.

Isaías 1:9 - Se o SENHOR dos Exércitos não nos tivesse deixado alguns sobreviventes, já nos teríamos tornado como Sodoma e semelhantes a Gomorra.

Isaías 1:10 - Ouvi a palavra do SENHOR, vós, príncipes de Sodoma; prestai ouvidos à lei do nosso Deus, vós, povo de Gomorra.

Isaías 1:11 - De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? - diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes.

Isaías 1:12 - Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios?

Isaías 1:13 - Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene.

Isaías 1:14 - As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer.

Isaías 1:15 - Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.

Isaías 1:16 - Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal.

Isaías 1:17 - Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas.

Isaías 1:18 - Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como
a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.

Isaías 1:19 - Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.


*****************************************************************************

O Profeta Isaías, também ficou conhecido como o Profeta do Messias por ser o que mais pregava sobre a vindo de Jesus.
É impressionante como, um povo que tinha sido tirado do Egito de forma sobrenatural, que atravessou um mar em terra seca com as águas do mar parecendo paredes (eu ficaria maluco de ver isso), que comeu do maná que caia do céu, que tinha sobre si colunas de fogo e de nuvem para aquecer e proteger do sol, que viu uma nação como a de Jericó que era poderosíssima cair por terra através do "louvor", que viu o Templo de Deus ser reconstruido por Salomão. Esse povo que esteve presente a tantas demonstrações do poder de Deus em muitos momentos se encontrou fora da presença do Pai.
Não adiantava eles tentarem colocar a Culpa em Deus porque a escolha tinha sido deles próprios. Quem não sabe vou citar dois casos clássicos da rebeldia do Povo de Deus.
Quando Moises subiu ao Monte para conversar com Deus e recebeu as Tábuas da Lei, ao retornar encontrou o povo em festa adorando a um Bezerro de Ouro e se prostituindo, qual foi o fim? Quase todos morreram.
E quando o povo não quis mais ser advertido por juízes e profetas e pediu um Rei a sua maneira. Queriam um rei forte, charmoso, de boas palavras mas não se preocuparam com o coração de Deus..
Nesse Capítulo Primeiro do Livro de Isaías, Deus através do profeta faz o povo refletir sobre as coisas erradas que faziam.
E é visível a insatisfação e a tristeza de Deus em relação as práticas do Povo de Israel.
Hoje, estamos vivendo situação muito semelhante. As nações do mundo tem se rebelado contra Deus, mesmo tendo todas elas presenciado o poder de Deus de alguma forma. As mãos dos que governam e até da própria população estão manchadas de sangue e de corrupção.
O todo está se corrompendo. E O QUE NÓS, FILHOS DE DEUS, TEMOS FEITO EM RELAÇÃO A ISSO?
Será que temos dobrado as nossas mangas e partido mundo a fora para sermos como o Profeta Isaías que mostrava a realidade para o Povo de Israel? Ou temos nos acomodado nos bancos das igrejas e aguardado as pedras clamaram por socorro?

Essa palavra não serve somente para refletirmos sobre nossos erros mas também para nos levar a perceber o que temos feito em relação a tudo isso. Se a realidade não muda é porque temos nos acomodado. E por isso prestaremos conta.

Mas vamos continuar.

Leia comigo o versículo 15 - Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.

Percebe a realidade? De que adianta clamar a Deus.. Pronunciar palavras como Deus abençõe tal País, ou até mesmo Essa Cidade É Do Senhor.. se as nossas mãos estão cheias de sangue, de ódio, de rancor, de ira, de maldade, de perseguição, de lascívia, de prostituição, e muitas outras coisas.. Preste atenção nisso. DEUS NÃO VAI NOS OUVIR SE ESTIVERMOS CORROMPIDOS PELAS COISAS DO MUNDO.

Mas olha que interessante, vers. 16: Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal.
Deus nos dá uma esperança. Gente vamos nos purificar, lavar as nossas vestes no sangue do Cordeiro, cessar de fazer as maldades que faziamos antes e Deus, de muita misericórdia, vai voltar a NOS OUVIR.

Se estivermos dispostos a mudar a nossa realidade, Deus nos fará prosperar. Mesmo que tenhamos cometidos erros enormes e estejamos dentro de um mar de culpa e de agressões Deus nos torna mais alvos do que a neve e mais brancos do que a lã.

Não vamos desprezar a vós de Deus.. Temos uma missão a cumprir. Vamos descruzar nossos braços.. Vamos levantar a cabeça e ver o tamanho da colheita.. Quem somos nós? SOMOS OS SEMEADORES!! Lançamos a semente, que é a Palavra de Deus.. Alguns ficarão responsáveis por lançar a semente e outros por cuidar da colheita..

Para encerrar quero que meditemos na seguinte frase que creio ter como autor o Pr. Nelson Bomilcar: "Insistimos em sermos lâmpadas dentro de uma caixa de lâmpadas e em ser sal dentro do saleiro"

Será que temos nos portado assim? Ou queremos ser diferentes?

ORAÇÃO:

Senhor Jesus, muito obrigado pela palavra que Tu tens ministrado ao nosso coração. Nos ajuda a abrir o nosso coração para as tuas palavras e antes de mais nada, a lavar as nossas vestes no sangue do Cordeiro. Toca-nos com a brasa viva do altar, vem e purifica o nosso coração.
Senhor, usa-nos como voz numa nação que não tem buscado a tua face. Faça de nós como fez do Profeta Isaías, levamos as nações para fazê-las ver que estando com as mãos cheias de iniquidades jamais serão ouvidos se não tomarem posição de voltar ao primeiro amor.
Senhor, recebemos mais uma vez o Senhor como nosso Salvador se ainda não o fizemos ou deixamos de acreditar nisso. Torna a reescrever nosso nome no livro da Bíblia e que possamos desfrutar do melhor dessa Terra.

Em nome do Filho Jesus,

Amém...

*************************************************************************************

Colabore com esse ministério.. Divulgue este Blog.. Compartilhe.. Participe com comentários..
Caso queira escrever algo diretamente para mim envie para fidolopes@uol.com.br

QUE DEUS OS ABENÇOE.

Nenhum comentário: